FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO CALOR

 

Clique aqui para visitar o site PPCI Fácil Manual Completo de Prevenção de Incêndio

 

 

 

Condução:

 

                  É a transmissão do calor de molécula para molécula de um determinado corpo. Ex.: Uma barra de ferro em que uma de suas extremidades é exposta ao fogo e após algum tempo o calor atinge a outra extremidade. É um exemplo de propagação do calor por condução.

 

 

Convecção:

                 

                  É a transmissão do calor através de correntes de fluidos aquecidos que sobem e correntes resfriadas de fluidos que descem. Essa forma de propagação ocorre em fluidos, isto é, líquidos ou gases. Quando uma panela d’água é colocada no fogo, a porção de água mais próxima do fundo aquece primeiro que a de cima. Isso faz com que essa porção se movimente em direção à superfície ao passo que a porção mais resfriada movimente-se até o fundo da panela, formando correntes convectivas. Esse tipo de fenômeno é responsável por exemplo pela propagação do fogo em sinistros florestais, onde o ar aquecido sobe levando fagulhas e após resfriar-se desce levando fagulhas acesas para lugares distantes, gerando novos focos de incêndio.

 

 

Irradiação:

 

                  É a maneira como o calor se propaga no vácuo. É desta forma por exemplo, que o ar se propaga do filamento de uma lâmpada, para o vidro que a envolve. Outro bom exemplo, é o da propagação do calor do sol para a atmosfera terrestre.